Conteúdo | Revejo Administradora de Condominios
Alerta de Escorpião em Guarulhos

Alerta de Escorpião em Guarulhos

A Secretaria de Saúde de Guarulhos registrou neste ano 45 acidentes com escorpião na cidade. Os bairros com maior número de casos são: Parque Continental, Recreio São Jorge, Bonsucesso e Jardim Odete.

Segundo o Ministério da Saúde, o verão é o período com maior risco para o aparecimento de escorpiões. O clima úmido e quente é ideal para o aparecimento do animal, que se abrigam em esgotos e entulhos. Por se alimentar principalmente de baratas, são comuns também em locais próximos as áreas com acúmulo de lixo. O Ministério da Saúde recomenda usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los. Manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Estes cuidados servem para cobras e aranhas também.

“O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes”.

Ao encontrar um animal peçonhento, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 11 2436-3666, para orientações de como proceder. Em caso de acidente, procurar o Hospital Municipal de Urgências (HMU), que é referência para este tipo de atendimento.

Voltar

Postado 07 Nov, 2019